ABIPET e ABIR com Governo de S.Paulo

A ABIPET e a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR) foram muito bem recebidos nesta quinta-feira (16/3), pelas equipes dos Secretários Estaduais de São Paulo, Artur Lima (Casa Civil) e Marcos Penido (Relações Institucionais), para discutir em conjunto o PL 209/22, que trata do uso de PET Reciclado (PET PCR) na fabricação de embalagens para bebidas.

A ABIPET apoia o uso do PET PCR na fabricação de novas garrafas para bebidas e demais aplicações, com e sem contato com alimentos. Mas, assim como seus parceiros da ABIR, entende que o texto do projeto, embora tenha sido elaborado com ótimas intenções, pode ser melhorado no que diz respeito a questões operacionais, logísticas e mercadológicas.

Ao criar exigências para apenas um tipo de embalagem plástica, justamente a que mais recicla, o PL desequilibra a concorrência entre embalagens e pode trazer crescimento desmedido na demanda, sem a contrapartida na coleta, causando turbulências na logística reversa existente. Outro ponto que as Associações pedem para ser aperfeiçoado são as definições sobre operações interestaduais, tanto por questões de conteúdo reciclado na embalagem quanto por questões tributárias.

Governo e Associações concordaram em dar seguimento às tratativas para elaboração de um texto mais abrangente, de preferência em conjunto com o autor do PL, Deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor, a quem agradecemos pela iniciativa.