Tecnologia

A tecnologia encontrada em uma embalagem de PET proporciona uma série de benefícios.

Em razão dos desenvolvimentos realizados ao longo dos anos, os processos produtivos de uma grande variedade de itens foram simplificados. Também facilitaram a vida do consumidor, através de artigos mais leves, seguros, inquebráveis e com sistemas de fechamento que preservam o produto envasado.

Essas embalagens democratizaram os mercados, tornando acessíveis a todas as classes os produtos que eram exclusividade de poucos. As garrafas de PET permitem que a indústria de bebidas, por exemplo, economize dezenas de bilhões de litros de água e, graças ao transporte facilitado, gases do efeito estufa são emitidos em quantidade muito inferior. A capacidade da indústria evoluiu fortemente e, hoje, as empresas fabricantes de resina contam com grandes reatores de alta produtividade, de onde saem os pellets de PET (no formato de pequenas esferas), que por sua vez alimentam verdadeiros robôs, em um processo todo automatizado, responsáveis por injetar milhões de unidades de preforma por hora. Essas preformas, por sua vez, são aquecidas e sopradas dentro de moldes de altíssima precisão, transformando-se em garrafas com brilho, superfície lisa e de grande resistência, que atendem um número sem fim de aplicações. Ao longo dos anos, para atender a esses diferentes mercados, o desenvolvimento de diversas especificações proporciona resistência durante o transporte, qualidade na apresentação, fazendo com que o produto envasado chegue até o consumidor em condições ótimas. Um capítulo especial dessa história cabe à evolução tecnológica da reciclagem, que transformou o PET no primeiro e único termoplástico reciclado a contar com a autorização dos órgãos sanitários para que possa ser utilizado em uma nova embalagem destinada a produtos alimentícios (confira os detalhes na seção sobre reciclagem).

Tecnologia em Pró do meio ambiente

Essas embalagens democratizaram os mercados, tornando acessíveis a todas as classes os produtos que eram exclusividade de poucos. As garrafas de PET permitem que a indústria de bebidas, por exemplo, economize dezenas de bilhões de litros de água e, graças ao transporte facilitado, gases do efeito estufa são emitidos em quantidade muito inferior.

Preforma

A capacidade da indústria evoluiu fortemente e, hoje, as empresas fabricantes de resina contam com grandes reatores de alta produtividade, de onde saem os pellets de PET (no formato de pequenas esferas), que por sua vez alimentam verdadeiros robôs, em um processo todo automatizado, responsáveis por injetar milhões de unidades de preforma por hora.

Versatilidade

Essas preformas, por sua vez, são aquecidas e sopradas dentro de moldes de altíssima precisão, transformando-se em garrafas com brilho, superfície lisa e de grande resistência, que atendem um número sem fim de aplicações. Ao longo dos anos, para atender a esses diferentes mercados, o desenvolvimento de diversas especificações proporciona resistência durante o transporte, qualidade na apresentação, fazendo com que o produto envasado chegue até o consumidor em condições ótimas.

PET para produtos alimentícios

Um capítulo especial dessa história cabe à evolução tecnológica da reciclagem, que transformou o PET no primeiro e único termoplástico reciclado a contar com a autorização dos órgãos sanitários para que possa ser utilizado em uma nova embalagem destinada a produtos alimentícios (confira os detalhes na seção sobre reciclagem).