No dia a dia das pessoas

UMA EMBALAGEM PRESENTE NA RESIDÊNCIA DE TODAS AS PESSOAS

Devido à diversidade de formatos, dimensões e outras características técnicas como leveza, transparência e brilho, o PET atende a diversos segmentos e está presente em vários momentos da vida das pessoas. Sua utilização como embalagem permeia vários mercados, tais como:

Alimentos e bebidas:

Existe uma predominância do PET nos segmentos de água, óleo comestível e refrigerantes, mas em todos os demais setores o material tem sido cada vez mais utilizado.

A embalagem vem obtendo sucesso crescente com soluções de vanguarda para o envaze de produtos, a maior parte na forma líquida, tais como: leite UHT, iogurtes, achocolatados, sucos concentrados ou prontos para beber, chás, energéticos, isotônicos, vinagre, vinhos, shoyo, adoçantes, aguardentes, água de coco e outros. Embala também diversos alimentos e molhos em apresentações pastosas como: maionese, mostarda, ketchup, patês, cremes de chocolate ou avelã, sorvetes e diversos outros, aportando tecnologias que proporcionam barreiras que aumentam a vida útil do produto.

Produtos para limpeza e saneantes:

Tintas e vernizes para vários fins usam o PET reciclado em suas composições. Os produtos estão disponíveis em qualquer loja de tintas. Produzidos a partir de reações químicas.

Fitas de arquear:

Neste setor, o PET é muito utilizado pelos fabricantes de detergentes líquidos, amaciantes de roupa, concentrados de limpeza, óleo de peroba, desinfetantes, água sanitária, higienizadores com e sem álcool, limpa vidros, lustra móveis, etc. Nos últimos anos, também tem sido utilizado para envasar álcool gel, com novas embalagens e marcas.

Higiene e cuidados pessoais:

É cada vez mais frequente também, o uso do PET como embalagem de cosméticos, sabonetes líquidos, xampus, batons, antissépticos bucais, condicionadores, maquiagem para olhos, protetores solares, batons fixadores de cabelo e fragrâncias e cremes hidratantes. Complementam esse segmento as embalagens para farmacêuticos, tanto frascos para líquidos como na forma de blisters para comprimidos.

Embalagens para sólidos:

Principalmente para os casos onde se deseja transparência e leveza na embalagem, o uso crescente das conhecidas “bandejinhas” mostra ao mercado a versatilidade desse material. Normalmente fabricadas através de um processo de laminação e termoformagem, essa embalagem vem obtendo grande sucesso com o crescimento do delivery nos últimos anos e estão presentes em todos os segmentos da alimentação, desde de fatias de frios até sanduiches prontos e também como embalagem para carnes bovinas, suínas e frangos, castanhas, açúcar em cubos, doces, queijos, ovos, frutas e verduras. Em outros segmentos também encontramos o PET nos blisters (parte papelão e parte PET transparente) como embalagens para ferramentas, talheres, artigos para informática, brinquedos e centenas de outras aplicações.

Além da transparência e brilho, a segurança física (não quebra, não corta e não amassa) é fortemente valorizada pelos usuários. Outro fator importante é a resistência química, superior à maioria dos outros plásticos. Isso permite envasar uma ampla gama de produtos, desde os mais ácidos até aqueles que exigem shelf life e barreiras especiais.

A importância da Sustentabilidade:

Interessante saber que todas as embalagens destinadas a proteger os alimentos e produtos listados acima podem ser feitas com o RPET – PET Reciclado grau alimentício. Exigência dos consumidores de todos os setores da economia, a sustentabilidade não poderia ficar de fora do foco da indústria do PET. Longe disso, temos um capítulo especial para esse tema.

Veja em Aplicações para o PET Reciclado