A indústria do PET tem muito a celebrar neste Dia Mundial do Meio Ambiente. A circularidade da embalagem, resultado do investimento de mais de duas décadas do setor no desenvolvimento da reciclagem, gera ganhos ambientais, sociais e econômicos para toda a cadeia produtiva.
Atualmente, 56,4% de todas as embalagens PET descartadas pelos consumidores são recicladas, com benefício direto para o meio ambiente. Além disso, a atividade movimenta uma indústria que fatura R$ 3,6 bilhões. Grande parte desse total contribui para gerar renda para pessoas que atuam diretamente na base da coleta, como catadores, cooperativas e sucateiros.
A tecnologia da reciclagem do PET evoluiu de tal forma que ficou fácil para os usuários da embalagem se adaptarem às exigências mundiais da “CIRCULARIDADE”: 29% do material do material vira uma nova embalagem, inclusive para alimentos e bebidas; outros 25% são consumidos pelo setor têxtil, com ciclo de vida ainda maior.
Os números mostram o quanto o Brasil já avançou na reciclagem. E o Dia Mundial do Meio Ambiente é o momento de refletirmos sobre como avançar, com o empenho de todos os elos envolvidos – poder público, empresas e consumidores – cada um deles fazendo a sua parte.