Benefícios da reciclagem

A Reciclagem de PET alcança plenamente os três pilares do desenvolvimento sustentável social, econômico e ambiental, além de ser um dos melhores exemplos de economia circular.

Nenhuma atividade pode ser próspera e perene sem que todas as variáveis que incidem sobre seus resultados sejam contempladas.

A Reciclagem das embalagens de PET pós-consumo criou, em pouco mais de 20 anos, todo um setor industrial.

Essa indústria baseou-se, desde seu princípio, nas regras determinadas pelo próprio mercado: oferta e procura. Assim, ao criar e desenvolver aplicações para a matéria-prima resultante do processo de reciclagem das garrafas usadas, a indústria do PET determinou uma forte demanda pelo material reciclado.

Benefícios sociais

A geração de emprego e renda acontece em diversos níveis sociais, desde os sistemas de coleta e separação em cooperativas e transporte, até as indústrias de alta tecnologia que valorizam o material reciclado. Muitas dessas atividades são verdadeiras portas para o resgate da cidadania. No Brasil a diversidade de usos permite que o valor pago pelo material reciclado seja altamente atrativo o ano todo, o que mantém em atividade muitas empresas, bem como, inúmeras cooperativas e seus catadores, a despeito da baixa cobertura de sistemas públicos de coleta seletiva.

Benefícios econômicos

A indústria recicladora do PET no Brasil é economicamente viável, sustentável e funcional. Basta citar que mais de um terço do faturamento de todo o setor provém da reciclagem. Isso contribui para gerar impostos, empregos, renda e todos os demais benefícios de uma indústria de base sólida. Seu crescimento anual constante permite planejar novos investimentos – incrementados e incentivados pela criação de novos usos para o PET reciclado.

Benefícios ambientais

A produção e uso das garrafas em si já trazem vários benefícios para o meio ambiente, pois o PET é um dos materiais mais performantes entre quantidade de matéria-prima consumida versus quantidade de líquido transportado. Seus altos índices de reciclagem potencializam esses benefícios, pois a matéria-prima reciclada substitui material virgem em muitas aplicações, nos segmentos mais diferentes, como novas embalagens – inclusive para uso em alimentos (food grade), têxtil, construção civil, tintas e vernizes, produção de automóveis e caminhões, entre outros.

Não bastasse o reaproveitamento de centenas de milhares de toneladas de embalagens, a reciclagem de PET economiza recursos naturais, muita água e energia.