As etapas da reciclagem

"Tudo começa quando termina o consumo"

A reciclagem acontece em três etapas básicas:

Evitando que as garrafas acabem no lixo comum

No Brasil, a maior parte das embalagens de PET produzidas é efetivamente reciclada. Essa reciclagem acontece graças a sistemas de coleta alternativos, realizados através de pessoas, organizações, entidades e empresas dedicadas a essa tarefa, como catadores e suas cooperativas. Mesmo assim, parte dessas embalagens acaba sendo enviada aos aterros e lixões, sistema mais comum no Brasil para disposição dos Resíduos Sólidos Urbanos. Isso ocorre por dois motivos principais:

a coleta seletiva

Alguns municípios têm sistemas de coleta seletiva para os resíduos sólidos urbanos. Isto significa que o cidadão deveria ser orientado a separar seu lixo, acondicionando em recipientes diferentes – em dias diferentes também – o lixo orgânico dos recicláveis (papel, vidro, lata, os plásticos e o PET). Esse material já separado pode então ser comercializado, obtendo recursos que financiam todo o processo.

a coleta dirigida

A alternativa para a coleta em municípios que não disponham da Coleta Seletiva é a denominada Coleta Dirigida, que nada mais é do que a conscientização da população local para a separação de determinados materiais recicláveis, entregando-os a pontos de coleta ou aguardando a data fixada para a coleta domiciliar.

Essa modalidade de coleta ocorre das seguintes formas:

  • Cooperativas de catadores: é frequente encontrarmos municípios em que existem cooperativas de catadores dos mais diversos produtos. Quando elas atuam, a população sabe que sua embalagem será recolhida, em muito favorecendo o processo de coleta e de reciclagem. Outra vantagem da ação cooperativa está em sua própria natureza, estimulante da solidariedade e socialmente eficiente. Nas cooperativas não há relação trabalhista.
  • Empresas que se encarregam de arregimentar um número de trabalhadores encarregados de coletar de diferentes formas o material desejado. São comerciantes de recicláveis.
  • Entidades de assistência social: entidades recebem da população o material desejado, que é coletado e vendido, tendo o resultado aplicado nas ações sociais.
  • Cooperação entre duas ou mais das formas acima: por exemplo, quando uma empresa efetua convênio com uma entidade assistencial, resolvendo suas recíprocas deficiências.

TRIAGEM

As cooperativas e a maioria das empresas que comercializam a sucata trabalham com vários materiais recicláveis além das garrafas de PET.

Inicialmente, todos esses produtos são separados por material – metais, plásticos, vidros, etc. Dentro desses grupos há nova separação entre as variedades de cada material. Entre os plásticos são separados PET, Polietileno, Polipropileno e todos os outros.

prensagem

Selecionadas, as embalagens pós-consumo são prensadas e amarradas, para diminuir seu volume e facilitar o transporte. Há muitos modelos de prensas que poderão ser utilizadas para a prensagem do PET. O seu porte e sistema de acionamento dependerão da quantidade, da intensidade do uso e dos recursos financeiros disponíveis.

As embalagens prensadas são, então, amarradas com cintas de PET reciclado, cordas ou cordões. Não é recomendado enfardamento com arames ou fitas metálicas devido a questões de segurança.

fardo ideal

O valor a ser obtido pela venda das embalagens será mais elevado quando:

  • O fardo contiver somente PET;
  • As garrafas forem de uma única cor;
  • As embalagens que contiveram alimentos gordurosos tiverem sido separadas das demais;
  • As embalagens não foram misturadas com orgânicos (comida); coleta seletiva, PEV-postos de entrega voluntária, cooperativas, etc.
  • O fardo tiver com a maior densidade possível (fardos densos contêm uma maior quantidade de garrafas no mesmo espaço volumétrico);
  • Os fardos não foram amarrados com material metálico ou com excesso de líquidos dentro das embalagens.

Quando os fardos não atendem às especificações acima, os compradores do material devem torná-lo adequado, o que significa maior custo de processamento.

É por isso que os valores pagos podem variar as questões de segurança.