As principais características da embalagem PET são a leveza, a transparência e a resistência, tanto mecânica quanto química. Ou seja, como material de embalagem, o PET atende a inúmeras exigências técnicas e de saudabilidade, protegendo diversos alimentos e bebidas com muita eficiência.
A resistência mecânica do PET permite fabricar uma embalagem de grande leveza, com pouco material, o que o torna muito eficaz no transporte de qualquer produto.
Essa característica gera redução nas emissões durante o transporte. Afinal, apenas 2% a 5% do peso de um caminhão carregado de garrafas PET envasadas, por exemplo, correspondem à embalagem. Para efeito de comparação, no caso do vidro, esse índice supera 50%.
A resistência química do PET, por sua vez, suporta o contato com agentes agressivos. A embalagem ainda apresenta excelente barreira para gases e odores. Por isso, é capaz de conter os mais diversos produtos com total higiene e segurança – para o produto e para o consumidor.
No pós-consumo, o PET também é o plástico mais reciclado em todo o mundo. No Brasil, atinge índices de reciclagem superiores a 50%, acima dos Estados Unidos e muitos países da União Europeia (para mais detalhes, confira a seção sobre reciclagem).