Aplicações para o PET Pós-consumo Reciclado – PET PCR

São inúmeros os produtos que fazem parte do dia a dia das pessoas e que foram fabricados com PET reciclado.

Confira:

Novas embalagens

É a grande aplicação do momento e exigiu enorme desenvolvimento tecnológico nos últimos anos.

Tanto embalagens para bebidas e alimentos como para produtos de higiene e limpeza, desinfetantes e cosméticos já são fabricadas com PET reciclado. Embalagens termoformadas, carinhosamente chamadas de “bandejinhas”, utilizadas para diversos segmentos de mercado, também já são fabricadas com o PET PCR. Nesse rol, entram também os blísteres para todo tipo de produto, berço para embalagens de produtos eletrônicos, caixas de ovos, de sapatos, brinquedos, etc.

Chapas e bobinas

Através de um processo de laminação, revestimentos ou partes estruturais de móveis de escritório ou residenciais, já utilizam chapas fabricadas com PET reciclado. Box de banheiro também é um exemplo típico de produto, entre outros tais como: sinalização viária, merchandising no ponto-de-venda (supermercados), cartões bancários, cartões de visitas, etc. Quando a espessura dessa laminação é muito fina, o material é comumente enrolado em bobinas para facilitar seu transporte. Já no destino, essa bobina é desenrolada e cortada em partes que podem ser usadas para diversos fins, entre elas as “face-shields”, máscaras para proteção facial, displays, embalagens dobráveis, cantoneiras, etc.

Aplicações têxteis

A partir de um processo especial de extrusão e fiação, fibras de poliéster são produzidas usando como matéria-prima as garrafas recicladas. Tais fibras têm inúmeras aplicações, desde roupas, edredons, travesseiros até mantas geotêxteis, que ficam invisíveis sob o solo, mas que cumprem funções importantes. Um dos usos mais difundidos são os revestimentos e forrações automotivas: matéria de um grande jornal reportou que 100% dos carros nacionais usam carpetes feitos com PET reciclado.

Resinas insaturadas

Largamente utilizadas, essas resinas estão presentes em banheiras, na estrutura da cabine de caminhões, para-choques de carros, caixas d’água, piscinas, baú de motocicletas, massa plástica, sinalização viária, entre outros. Essa destinação requer que o PET seja submetido a outras reações químicas, com adição de outros produtos/solventes, que transformam o material plástico em líquido, mesmo na temperatura ambiente, daí sua denominação insaturada.

Resinas alquídicas

Tintas e vernizes para vários fins usam o PET reciclado em suas composições. Os produtos estão disponíveis em qualquer loja de tintas. Também aqui o processo de produção exige reações químicas. Quando você for comprar uma tinta ou verniz de “poliéster”, pode ser que tenham sido fabricados com PET reciclado.

Fitas de arquear

Muito utilizadas para a amarração de fardos de algodão, papelão, couro e outros materiais, assim como paletes e outros formas de empilhamento. As fitas de PET reciclado substituem fitas de aço: são mais leves, não enferrujam e não provocam acidentes com os trabalhadores que lidam com o produto, normalmente tensionado.

Plásticos de engenharia

É usual dizer que peças técnicas injetadas são fabricadas com plásticos de engenharia. Sempre que a produção de uma peça exige cálculos estruturais, estudo de esforços ou pontos de fragilidade, entre outras necessidades, o resultado é uma “peça técnica”. Para a produção de tal item são usados plásticos com características especiais. Essas características podem ser obtidas através de aditivação, ou na composição de mais de um termoplástico, ou ainda na mistura de um termoplástico com outros materiais, como cargas minerais, fibras de carbono ou de vidro, por exemplo. Esses materiais complexos também são conhecidos como compósitos. Celulares, peças automotivas, partes plásticas para geladeira e fogões, porta CD, cabides, suporte para vassouras, displays, são exemplos de peças técnicas produzidas com PET reciclado.

Tubos e conexões

Para esgotamento predial ou irrigação rural, são produzidos como os tubos e conexões tradicionais, entretanto, sua matéria-prima é o PET reciclado, ambientalmente correto.

O PET Reciclado já está perto de você!!!